Poder e Cotidiano em Sergipe
Márcio comemora aprovação do piso dos agentes de saúde 9 de Maio 17H:35

Márcio comemora aprovação do piso dos agentes de saúde

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) comemorou a aprovação projeto de lei 7.495/06, que institui o piso salarial nacional dos agentes de saúde, pela Câmara nesta quarta-feira (7). “Fez-se justiça. Aprovar o piso salarial dos agentes de saúde é valorizar os profissionais que dedicam a vida a assistir os brasileiros que mais precisam do estado, é fortalecer o SUS, é garantir a eficiência dos programas sociais e de saúde do país”, afirmou.



O PL, proveniente do Senado, fixa em R$ 1.014 o piso nacional para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, com jornada de 40 horas semanais. Reajustes anuais também são previstos no texto. A matéria deve retornar ao Senado devido às mudanças feitas pela Câmara.

“O piso salarial é uma luta antiga dos agentes de todo o País. Por isso, a implantação do piso salarial nacional vai valorizar esses profissionais da saúde que trabalham de sol a sol, visitando moradores para orientar na prevenção de doenças e promoção de saúde”, destacou Márcio Macêdo.

“Os agentes comunitários de saúde hoje no Brasil somam quase 300 mil trabalhadores, uma presença cotidiana, eu diria num esforço enorme para visitar cada casa, mas fazem isso com entrega, com amor, com dedicação, com empenho, com qualidade”, complementou.

O parlamentar destacou que “os agentes comunitários e os agentes de combate às endemias são os profissionais que têm muito mais condição de apresentar um dado verdadeiro sobre as reais condições de como vivem a população brasileira, mais do que qualquer outro profissional deste País, porque eles visitam as casas dos brasileiros todos os dias”.

“Então, essa informação precisa ser mais bem utilizada, a informação para consubstanciar a ação de saneamento, a informação para cada vez mais subsidiar o próprio nível de atendimento na rede hospitalar, a constituição de postos de saúde mais próximos, o programa de saúde à família do qual os agentes fazem parte. Portanto, essa gente não só é merecedora de um tratamento muito melhor do que tem hoje, como essa gente conquistou, ao longo dos anos, na luta, o reconhecimento dessa profissão”, afirmou.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.